Dilema das Redes Sociais?

You are currently viewing Dilema das Redes Sociais?
Dilema nas redes sociais

Dilema das Redes Sociais ?

Não há dilema nenhum, há a responsabilidade dos Pais que deve vir ao de cima.

Desde o ano de 2013, levo às Escolas de todo o país uma sessão de sensibilização que, em traços gerais, alerta para tudo o que o tal documentário vem agora trazer a lume.

Confesso que não fiquei surpreendido, com o espanto manifestado por muitas pessoas, nomeadamente por Pais, depois de verem o documentário. Há muito que se fala de alguma permissividade na educação das Crianças e Jovens. Há muito que psicólogos e professores têm vindo a alertar para o problema das indisciplinas na Escola.

Sendo este um problema multifatorial, pelo menos uma das faces do mesmo, é a falta de supervisão parental. Dirão alguns que educar no século XXI não é fácil. Pois não. Principalmente, se os Pais forem imaturos e/ou tiverem as prioridades de cabeça para baixo.

Sempre que se esvazia a escola, está a dar-se espaço ao tal papão que as redes sociais podem ser. Sempre que se valoriza o “ter” em detrimento do “ser”, abre-se a porta aos problemas. Sempre que os adultos responsáveis são…”adultos” irresponsáveis, os problemas estão mais próximos de surgir.

É a supervisão eficaz, com disponibilidade, que protege os adolescentes dos problemas. Conheço as dificuldades dos Pais (nomeadamente as impostas pelo “sistema”, o ritmo de vida alucinante,…), mas não nos podemos desculpar! Basta um Pai mudar um bocadinho ao ler estas palavras, e já me dou por contente.

Paralelamente a esta sessão de sensibilização em que já referia muito do que o documentário veio mostrar, também temos uma Palestra denominada “Como dizer «não» aos filhos”.

Quantos Pais deixaram de apoiar o Docente, na hora dele organizar a sessão de sensibilização para os alunos? Quantos não disseram que seria caro, receber na escola um profissional (com anos de experiência, uma licenciatura em psicologia, e também ele pai), igualmente ele a viver os mesmos…dilemas? Quantos não ficaram a ver a telenovela quando esse «psicólogo» foi convidado para dinamizar a Palestra? Quantos não preferem aprender sobre…”Excel”, em vez de aprenderem sobre pedagogia?

Claro que esta questão não tem uma solução fácil, senão eu próprio era um pai perfeito, e estou longe de o ser. Mas a solução é simples: mais maturidade por parte dos Pais e Encarregados de Educação, mais desenvolvimento pessoal do bom, menos foco em sessões dos “pseudo-gurus da tanga” que vendem a última moda sobre educação, ou um método para uma “vida abundante”.

Mais workshops de reciclagem de móveis, mais interação entre pessoas, mais consultas da boa psicologia. Mais reflexão. Menos desculpas e menos dilemas. Dúvidas? Pesquisem num motor de busca da vossa confiança…

www.redessociaissemdilemas.com

Gestão/Enriquecimento de Redes Sociais para Escolas. 2020/2021